Evaluation of the performance of actions and outcomes in primary health care

评估初级卫生保健行动和结果的绩效

阅读:4
作者:Paula Vitali Miclos, Maria Cristina Marino Calvo, Claudia Flemming Colussi

Conclusions

The analysis of efficiency has indicated the existence of a higher percentage of effective municipalities in the model of health actions than in the model of health outcomes. Objetivo: Avaliar o desempenho da atenção básica dos municípios brasileiros quanto a ações e resultados em saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa, transversal, com abordagem quantitativa, para identificar a fronteira de eficiência da atenção básica em ações e resultados em saúde nos municípios brasileiros. Foi realizada coleta de dados secundários a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, no ano de 2012. Utilizou-se a ferramenta análise envoltória de dados para retornos variáveis de escala com orientação para produto. Resultados: Os municípios foram analisados por porte populacional e verificou-se que para ambos os modelos, os municípios de pequeno porte apresentaram alto percentual de ineficiência. Conclusões: A análise da eficiência indicou a existência de um percentual maior de municípios eficientes no modelo de ações em saúde do que no modelo de resultados em saúde. OBJETIVO: Avaliar o desempenho da atenção básica dos municípios brasileiros quanto a ações e resultados em saúde. MÉTODOS: Pesquisa avaliativa, transversal, com abordagem quantitativa, para identificar a fronteira de eficiência da atenção básica em ações e resultados em saúde nos municípios brasileiros. Foi realizada coleta de dados secundários a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, no ano de 2012. Utilizou-se a ferramenta análise envoltória de dados para retornos variáveis de escala com orientação para produto. RESULTADOS: Os municípios foram analisados por porte populacional e verificou-se que para ambos os modelos, os municípios de pequeno porte apresentaram alto percentual de ineficiência. CONCLUSÕES: A análise da eficiência indicou a existência de um percentual maior de municípios eficientes no modelo de ações em saúde do que no modelo de resultados em saúde.

Methods

This is an evaluative, cross-sectional research, with a quantitative approach, aimed at the identification of the efficiency frontier of the primary care in health actions and outcomes in Brazilian municipalities. Secondary data have been collected from the Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (National Program for Improving Access and Quality of Primary Care) and the Department of Informatics of the Brazilian Unified Health System, in 2012. The data envelopment analysis tool has been used for variable returns to scale with product orientation.

Objective

The objective of this study has been to evaluate the performance of the primary care of Brazilian municipalities in relation to health actions and outcomes.

Results

Municipalities have been analyzed by population size, and small municipalities have presented a high percentage of inefficiency for both models. Conclusions: The analysis of efficiency has indicated the existence of a higher percentage of effective municipalities in the model of health actions than in the model of health outcomes. Objetivo: Avaliar o desempenho da atenção básica dos municípios brasileiros quanto a ações e resultados em saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa, transversal, com abordagem quantitativa, para identificar a fronteira de eficiência da atenção básica em ações e resultados em saúde nos municípios brasileiros. Foi realizada coleta de dados secundários a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, no ano de 2012. Utilizou-se a ferramenta análise envoltória de dados para retornos variáveis de escala com orientação para produto. Resultados: Os municípios foram analisados por porte populacional e verificou-se que para ambos os modelos, os municípios de pequeno porte apresentaram alto percentual de ineficiência. Conclusões: A análise da eficiência indicou a existência de um percentual maior de municípios eficientes no modelo de ações em saúde do que no modelo de resultados em saúde. OBJETIVO: Avaliar o desempenho da atenção básica dos municípios brasileiros quanto a ações e resultados em saúde. MÉTODOS: Pesquisa avaliativa, transversal, com abordagem quantitativa, para identificar a fronteira de eficiência da atenção básica em ações e resultados em saúde nos municípios brasileiros. Foi realizada coleta de dados secundários a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, no ano de 2012. Utilizou-se a ferramenta análise envoltória de dados para retornos variáveis de escala com orientação para produto. RESULTADOS: Os municípios foram analisados por porte populacional e verificou-se que para ambos os modelos, os municípios de pequeno porte apresentaram alto percentual de ineficiência. CONCLUSÕES: A análise da eficiência indicou a existência de um percentual maior de municípios eficientes no modelo de ações em saúde do que no modelo de resultados em saúde.

特别声明

1、本页面内容包含部分的内容是基于公开信息的合理引用;引用内容仅为补充信息,不代表本站立场。

2、若认为本页面引用内容涉及侵权,请及时与本站联系,我们将第一时间处理。

3、其他媒体/个人如需使用本页面原创内容,需注明“来源:[生知库]”并获得授权;使用引用内容的,需自行联系原作者获得许可。

4、投稿及合作请联系:info@biocloudy.com。