LncRNA CCAT2 Knockdown Alleviates Pressure Overload or Ang II-Induced Cardiac Hypertrophy Via Disruption of the Wnt/β-Catenin Signaling

LncRNA CCAT2 敲低可通过破坏 Wnt/β-Catenin 信号来缓解压力超负荷或血管紧张素 II 诱发的心脏肥大

阅读:9
作者:Xiaojun Zhang, Zhen Chen, Ning Zhang, Bo Yu, Wei Li, Mengli Zhang, Xian Wu, Ganzhe Liu, Meizhen Dong

Background

Sustained pathological cardiac hypertrophy (CH) is an independent risk factor for increased incidence and mortality of cardiovascular events. Objectives: This research was designed to unravel the role of long non-coding RNA (LncRNA) CCAT2 in CH progression.

Conclusions

Collectively, CCAT2 silencing plays a protective role against CH through inactivating the Wnt/β-catenin signaling, which suggests that CCAT2 might become a promising therapeutic target for CH. Fundamento: A hipertrofia cardíaca patológica (HC) sustentada é um fator de risco independente para aumento da incidência e mortalidade de eventos cardiovasculares. Objetivos: Esta pesquisa foi projetada para desvendar o papel do RNA não codificante longo (LncRNA) CCAT2 na progressão da HC. Métodos: Procedimentos de constrição aórtica transversal (TAC) foram conduzidos para construir um modelo de HC in vivo induzido por sobrecarga de pressão. O tratamento com angiotensina II (Ang II) foi utilizado para induzir células hipertróficas de cardiomiócitos de rato H9c2. Resultados: Os resultados in vivo mostraram que o silenciamento de CCAT2 reduziu a área de superfície dos cardiomiócitos, aliviou a fibrose cardíaca e diminuiu os níveis de β-MHC, ANP e BNP em modelos de camundongos HC. Os resultados in vitro revelaram que o knockdown de CCAT2 reduziu a área de superfície celular e atenuou os níveis de β-MHC, ANP e BNP em células hipertróficas H9c2. Além disso, o silenciamento de CCAT2 diminuiu os níveis de β-catenina ativa, GSK-3β fosforilada e genes alvo Wnt (c-Myc, ciclinaD1 e c-Jun) em camundongos HC e células H9c2 hipertróficas. É importante ressaltar que o tratamento com o ativador da via Wnt / β-catenina LiCl reverteu a supressão do knockdown de CCAT2 na área de superfície celular H9c2 e nos níveis de MHC, ANP e BNP. Conclusões: Coletivamente, o silenciamento do CCAT2 desempenha um papel protetor contra a HC através da inativação da sinalização Wnt/β-catenina, o que sugere que o CCAT2 pode se tornar um alvo terapêutico promissor para o HC.

Methods

Transverse aortic constriction (TAC) procedures were conducted to construct a pressure overload-induced in vivo CH model. Angiotensin II (Ang II) treatment was utilized to induce hypertrophic rat cardiomyocyte H9c2 cells.

Results

In vivo results showed that silencing of CCAT2 reduced cardiomyocyte surface area, alleviated cardiac fibrosis, and decreased β-MHC, ANP, and BNP levels in CH mouse models. In vitro results revealed that CCAT2 knockdown reduced cell surface area and attenuated β-MHC, ANP, and BNP levels in hypertrophic H9c2 cells. Besides, CCAT2 silencing decreased the levels of active β-catenin, phosphorylated-GSK-3β, and Wnt target genes (c-Myc, cyclinD1, and c-Jun) in CH mice and hypertrophic H9c2 cells. Importantly, treatment with the Wnt/β-catenin pathway activator LiCl reversed the suppression of CCAT2 knockdown on H9c2 cell surface area and MHC, ANP, and BNP levels. Conclusions: Collectively, CCAT2 silencing plays a protective role against CH through inactivating the Wnt/β-catenin signaling, which suggests that CCAT2 might become a promising therapeutic target for CH. Fundamento: A hipertrofia cardíaca patológica (HC) sustentada é um fator de risco independente para aumento da incidência e mortalidade de eventos cardiovasculares. Objetivos: Esta pesquisa foi projetada para desvendar o papel do RNA não codificante longo (LncRNA) CCAT2 na progressão da HC. Métodos: Procedimentos de constrição aórtica transversal (TAC) foram conduzidos para construir um modelo de HC in vivo induzido por sobrecarga de pressão. O tratamento com angiotensina II (Ang II) foi utilizado para induzir células hipertróficas de cardiomiócitos de rato H9c2. Resultados: Os resultados in vivo mostraram que o silenciamento de CCAT2 reduziu a área de superfície dos cardiomiócitos, aliviou a fibrose cardíaca e diminuiu os níveis de β-MHC, ANP e BNP em modelos de camundongos HC. Os resultados in vitro revelaram que o knockdown de CCAT2 reduziu a área de superfície celular e atenuou os níveis de β-MHC, ANP e BNP em células hipertróficas H9c2. Além disso, o silenciamento de CCAT2 diminuiu os níveis de β-catenina ativa, GSK-3β fosforilada e genes alvo Wnt (c-Myc, ciclinaD1 e c-Jun) em camundongos HC e células H9c2 hipertróficas. É importante ressaltar que o tratamento com o ativador da via Wnt / β-catenina LiCl reverteu a supressão do knockdown de CCAT2 na área de superfície celular H9c2 e nos níveis de MHC, ANP e BNP. Conclusões: Coletivamente, o silenciamento do CCAT2 desempenha um papel protetor contra a HC através da inativação da sinalização Wnt/β-catenina, o que sugere que o CCAT2 pode se tornar um alvo terapêutico promissor para o HC.

特别声明

1、本页面内容包含部分的内容是基于公开信息的合理引用;引用内容仅为补充信息,不代表本站立场。

2、若认为本页面引用内容涉及侵权,请及时与本站联系,我们将第一时间处理。

3、其他媒体/个人如需使用本页面原创内容,需注明“来源:[生知库]”并获得授权;使用引用内容的,需自行联系原作者获得许可。

4、投稿及合作请联系:info@biocloudy.com。